-
Arquitetos: Julliana Camargo Arquitetos
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Carbono galeria, Casa Mineira, Casulo Design, Corcovado tecidos, Decameron, Dpot, Efeito Cristal, FAS Iluminação, Humberto da mata, Lumini, Marcenaria Simão, Micasa, Paulo Alves, Pedras Bellas Artes, Punto e Filo tapetes, Securit, Tresuno revestimentos, Trimble Navigation, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conhecemos os clientes através do publicado “Bold and Bright” da fotógrafa Maira Acayaba, onde temos um projeto nosso lá. A cliente Karine trabalha com moda, ama cores, estampas, texturas e arte. O marido, apesar de gostar mais de tons de cinza, nos deixou livre para criar. Tivemos um prazer imenso em fazer esse projeto, pois nossa sintonia com a Karine foi muito grande, isso fez com que o projeto ganhasse , a cada reunião, ideias diferentes e que aos poucos fizeram dele um espaço rico em cores e também com respiros pretos e brancos inseridos na marcenaria, na laje, pilares e aparador em concreto.
Integramos a sala de estar com a varanda, criando um único espaço. Dentro do espaço único e generoso que obtivemos, a ideia de ter cores no apartamento surgem criando perspectivas. Compondo com a mesa de jantar temos uma parede na cor terroso alaranjado que proporciona uma linda composição com a luminária do Ingo Mauer e também com a gravura de Paulo Pasta.
Do lado oposto a ideia de “não cor” na parede era necessária, o espaço pedia algo mais neutro que valorizasse o concreto, onde os mobiliários seriam os protagonistas. Ter mobiliários mais orgânicos, de design, misturar à eles cores e texturas. Surge assim um sofa em meia lua rosa pó da Decameron Design. Para compor, poltronas de Jean Prouvé e Paulo Mendes da Rocha. Uma seria na cor verde folha e a outra em couro. Para o tapete, um desenho da Punto e Filo com composição de cores audaciosas, trazendo contemporaniedade ao projeto.
O piso do apartamento na área social é um porcelanato italiano que tem uma pigmentação semelhante ao limestone e a cor semelhante ao concreto. O piso avança pelo apartamento todo, incluindo cozinha, ampliando ainda mais os espaços. Alteramos o layout da cozinha para ela se abrir ao social. Criamos uma ilha central de trabalho, em parceria com a empresa Securit. Dois tons de verde e o cinza , estrutura descascada e bancada, fazem a composição de cores da cozinha.
Nos dormitórios entramos com a madeira de demolição, aquecendo os ambientes íntimos. A madeira avança pelos banheiros, trazendo a ideia de integrar. Próximo ao box, área molhada, temos o mármore carrara brasileiro, ou o carrarinha. No dormitório de casal, o concreto aparece mais uma vez, dessa vez em formas pré-moldadas aparentes, como painel para a cama. Portas são eliminadas dando lugar a cortinas de linho cinza, da Corcovado. Trouxemos para o projeto uma linguagem contemporânea, valorizando a arquitetura, o design e sua função através das composições, perspectivas e harmonia das composições.